Ergonomia
É uma ciência multidisciplinar que visa o bem estar do trabalhador, respeitando as suas especificidades, evitando ou minimizando doenças ocupacionais e melhorando o seu desempenho laboral, consistindo no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.
A vida urbana e o estresse do dia-a-dia podem acarretar em uma série de problemas graves em nosso físico, acidentes, má postura, lesões por esforço repetitivo, tudo isso pode acontecer, e as consequências podem ser gravíssimas. Os exercícios relacionados a ergonomia são realizados com o intuito de melhorar a qualidade de vida e reduzir os impactos do estresse diário, com atividades de correção postural, fortalecimento muscular, aumento de equilíbrio e melhora da coordenação motora.
Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo).
Benefícios
- Melhora a produtividade;
- Proporciona um ambiente de trabalho adequado;
- Aumenta o engajamento;
- Valoriza a segurança;
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.